Porto Seguro projeta 249 mil passageiros em dezembro; atenção operacional

  • O que aconteceu: O Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BA), sob gestão da Socicam, estima 249 mil passageiros e 1.770 voos entre 1º e 31 de dezembro, com 177 frequências extras.
  • Por que importa: Alta de 14% no fluxo em relação a 2024 eleva a densidade de tráfego e exige planejamento operacional de pátio, turnarounds, slots e atendimento ao passageiro.
  • O que muda na prática: Tripulações, manutenção e solo devem ajustar briefings, checagens, programação e mitigação de riscos de solo/ATC, atentos a NOTAMs e à malha extra.

Por Redação EPA

O Aeroporto Internacional de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento (BA), projeta atender cerca de 249 mil viajantes em dezembro, distribuídos em 1.770 voos domésticos e internacionais. Em igual período de 2024, foram 218.918 passageiros em 1.630 voos — avanço de 14% no fluxo de passageiros e 8,5% em frequências, segundo a administradora Socicam.

Para absorver a demanda, estão programados 177 voos extras por Azul, GOL e LATAM, conectando Porto Seguro a São Paulo (GRU/CGH), Campinas (VCP), Belo Horizonte (CNF), Rio de Janeiro (GIG/SDU), Brasília, Cascavel, Goiânia, Uberlândia, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Buenos Aires (EZE). Os adicionais somam aproximadamente 30 mil assentos. Hoje, o terminal mantém voos regulares para 13 destinos nacionais e 2 internacionais.

Na alta temporada, além de Buenos Aires (operada por GOL e Aerolíneas Argentinas), haverá operações sazonais para Córdoba: a Andes Líneas Aéreas iniciará voos fretados a partir de 5 de janeiro, às segundas-feiras, com Boeing 737-800 (189 lugares). Estão previstas 24 frequências até 23 de março de 2026. O trecho parte de Córdoba às 1h45, chega a Porto Seguro às 6h15; retorno às 7h15, com pouso às 11h45 na Argentina.

“É uma grande satisfação ver o aumento no número de turistas (…). Com infraestrutura modernizada, proporcionamos experiência mais confortável e segura”, afirmou Marcos Mariano, gerente do aeroporto.

O que isso muda na prática (piloto, mecânico e aluno)

  • Pilotos: Briefings reforçados para taxi/pátio, gestão de slots e atrasos; planeje combustível extra, alternados e verifique METAR/TAF e NOTAMs de alta temporada. Ajuste a TEM (Threat and Error Management) para rampas congestionadas.
  • Manutenção: Turnarounds curtos pedem disciplina em inspeções de trânsito e conformidade MEL/CDL; alinhe ferramental e sobressalentes com a operação extra para reduzir AOG e retrabalho.
  • Comissários: Fluxo intenso de cabine e bagagens de mão exige briefings objetivos, comunicação clara e aplicação consistente de procedimentos de segurança e serviço.
  • Alunos: Observe fatores humanos em pico de operação: fadiga, pressa e viés de continuidade. Priorize checklists, comunicação e assertividade.

Análise Técnica EPA: segurança operacional e instrução

O aumento de movimentos costuma elevar riscos de incursões de pista, colisões em solo e erros de despacho. Mitigações práticas incluem: coordenação com pátio para pushback/acionamento, atenção a hotspots de taxi, separação adequada em fila de decolagem e verificação de performance com pista molhada, comum no litoral.

No âmbito regulatório: RBAC 121 (regras da ANAC para transporte aéreo público regular) rege a operação das cias brasileiras; RBAC 129 (operadores estrangeiros) aplica-se a voos de empresas estrangeiras no Brasil; RBAC 139 (certificação operacional de aeródromos) define requisitos de segurança e serviços do aeroporto. A aderência a NOTAMs (avisos temporários ao tráfego) é crítica em alta temporada.

Treinamento recomenda reforçar CRM, TEM e padronização de chamadas; em manutenção, foco em inspeções visuais, torques e vazamentos sob pressão de tempo; em operações, mapear gargalos de atendimento (GSE, abastecimento, limpeza) para manter pontualidade sem comprometer safety.

O que sabemos e o que ainda falta confirmar

  • Confirmado: Projeção de 249 mil passageiros em dezembro e 1.770 voos totais, alta de 14% no fluxo e 8,5% em frequências vs. 2024.
  • Confirmado: 177 voos extras por Azul, GOL e LATAM, com cerca de 30 mil assentos adicionais; destinos incluem grandes hubs e Buenos Aires.
  • Confirmado: Operação sazonal para Córdoba por Andes Líneas Aéreas a partir de 5 de janeiro, semanal às segundas, em B737-800 (189 pax), com 24 frequências previstas até 23/03/2026.
  • Em apuração: Distribuição detalhada de horários/slots por companhia, ajustes de malha durante o mês e eventuais NOTAMs operacionais adicionais.

Mini-glossário (1 minuto)

  • RBAC 121: Regulamento da ANAC para operações de empresas aéreas em transporte regular de passageiros/cargas.
  • RBAC 129: Regulamento da ANAC aplicável a operadores aéreos estrangeiros em voos para/desde o Brasil.
  • NOTAM: Aviso aos Aeronavegantes com informações temporárias essenciais à segurança do voo.

Fontes consultadas


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