Capa horizontal 16:9 ilustrando a chegada do Air France a 40 A350, destacando o impacto na manutenção e tripulação.

Air France chega a 40 A350 — impacto para manutenção e tripulação

  • O que aconteceu: A Air France recebeu, no fim de novembro, o Airbus A350-900 de matrícula F-HUVT, que se tornou o 40º da frota; uma das primeiras rotas foi São Paulo (voo AF460, vindo de Paris/CDG).
  • Por que importa: Marca reflete expansão da frota A350 da companhia e altera a oferta de assentos e requisitos de manutenção e treinamento para tripulação e técnicos.
  • O que muda na prática: mais aeronaves A350 em operação elevam demanda por treinamento em procedimentos específicos do tipo, checagens de manutenção programada e gestão de configuração de cabine.

Por Redação EPA

Air France chegou a 40 A350 em operação, informação relevante para quem acompanha notícias da aviação e profissionais de operação e manutenção.

O A350-900 de matrícula F-HUVT foi entregue no fim de novembro e esteve em São Paulo na noite de 15 de dezembro no voo AF460, vindo de Paris (CDG). Em 2023 a companhia atualizou a configuração das cabines para 292 assentos (48 executiva, 32 premium economy e 212 econômica). Desde janeiro deste ano, cinco A350-900 foram entregues à Air France; uma entrega adicional (F-HUVU) está prevista até fim de dezembro, segundo a companhia.

O que isso muda na prática (piloto, mecânico e aluno)

  • Pilotos: necessidade de familiaridade com a configuração cabine/compartimentos e briefings operacionais específicos — treinar procedimentos de evacuação e CRM (crew resource management) para novas densidades de passageiros.
  • Mecânicos: maior volume de manutenção programada e tarefas de linha para A350; atenção a SB/Service Bulletins e possíveis atualizações de fabricante (Airbus) e EASA/ANAC.
  • Alunos e instrutores: atualizar estudos sobre performance do A350-900, weight & balance com nova configuração de assentos e procedimentos operacionais padrão para aeronaves widebody modernas.

Análise Técnica EPA: segurança operacional e instrução

Do ponto de vista de escola e centro de manutenção, a ampliação da frota A350 implica em três focos práticos:

  • Treinamento: reforçar CRM, procedimentos de emergência e uso de sistemas específicos do A350 (sistemas fly-by-wire, gerenciamento de pressurização e sistemas de combustível). Planejar treinamentos recorrentes e simulações com foco em cenários operacionais reais.
  • Manutenção e documentação: garantir acesso e aplicação imediata de Airworthiness Directives (AD), Service Bulletins e manuals Airbus. Atualizar listas de inspeção e programas de manutenção preventiva conforme RM (Replacement/Modification) aplicáveis.
  • Operações e performance: revisar tabelas de performance (takeoff/landing) com a nova configuração de assentos e carga típica, além de revisar plano de carga e weight & balance para rotas longas e alternates.

Regulação útil: RBAC 121 (regras brasileiras para operação aérea regular) define requisitos de operação e treinamento; ANAC é o órgão nacional; ICAO define padrões internacionais — todos importantes para companhias e equipes que atuam em aeroportos brasileiros.

O que sabemos e o que ainda falta confirmar

  • Confirmado: entrega do A350-900 F-HUVT no fim de novembro; tornou-se o 40º A350 da Air France.
  • Confirmado: chegada a São Paulo na noite de 15 de dezembro, no voo AF460 procedente de Paris (CDG).
  • Em apuração: detalhes completos do cronograma de entregas 2025/2026 e eventuais mudanças operacionais internas da Air France não divulgadas nas notas públicas.

Mini-glossário (1 minuto)

  • A350-900: variante do Airbus A350, widebody de longo alcance, com sistemas fly-by-wire e alta eficiência de combustível.
  • RBAC 121: regulamento brasileiro que trata de operações de transporte aéreo regular; define requisitos de treinamento, manutenção e operação.
  • ANAC: Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, órgão regulador responsável por certificar operadores e aprovar procedimentos no país.

Fontes consultadas


✈️ Não seja surpreendido na banca da ANAC

Notícias mudam, mas a base teórica é o que garante sua segurança e sua carteira. Garanta sua aprovação estudando com quem entende.

👉 Simulados ANAC.

Rolar para cima