Imagem de capa horizontal 16:9 representando LATAM lidera mercado doméstico há 34 meses, com destaque para a liderança consistente da LATAM.

LATAM lidera mercado doméstico há 34 meses; ANAC confirma 40,75%

  • O que aconteceu: A LATAM Brasil liderou o mercado doméstico pelo 34º mês consecutivo em novembro de 2025, com 40,75% de participação e 86,6% de ocupação, segundo a ANAC.
  • Por que importa: Consolidação operacional aponta expansão do tráfego doméstico e oportunidades de carreira em operações regidas pelo RBAC 121.
  • O que muda na prática: Mais rotas e assentos em 2026, com impacto em contratações, treinamentos e manutenção; rotas sujeitas a aprovações da ANAC.

Por Redação EPA

Entre as notícias da aviação no Brasil, a LATAM Brasil fechou novembro de 2025 na liderança do mercado doméstico pelo 34º mês seguido, de acordo com dados de oferta e demanda da ANAC.

Segundo a agência reguladora, a companhia alcançou 40,75% de participação e taxa de ocupação de 86,6%. A liderança é contínua desde fevereiro de 2023 e se aproxima de cinco anos consecutivos à frente da aviação comercial brasileira.

De acordo com a empresa, o desempenho decorre de crescimento sustentado, com mais conectividade, gestão de frota e eficiência operacional. Em 2025, a LATAM lançou 20 novas rotas domésticas e seis internacionais, implementou Wi‑Fi em toda a frota doméstica, iniciou a renovação das cabines Airbus A319 e firmou contrato para construir seu maior lounge no Aeroporto de Guarulhos.

A companhia cita ainda NPS de 54 pontos, liderança em viagens corporativas no Brasil em 2025, reconhecimento de pontualidade em 2024 pelo Ministério de Portos e Aeroportos e prêmios de atendimento ao consumidor. Para 2026, planeja ampliar a malha com novos destinos como Brasília–Campina Grande, Uberaba, Juiz de Fora, Caldas Novas, Amsterdã, Bruxelas e Cidade do Cabo, além da previsão de receber aeronaves Embraer E195‑E2 a partir de 2026 (sujeito a cronograma e certificações aplicáveis).

“Mais do que liderar, nosso compromisso é crescer de forma responsável, ampliando o acesso, estimulando economias locais e fortalecendo a confiança de passageiros e parceiros”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

O que isso muda na prática (piloto, mecânico e aluno)

  • Pilotos (RBAC 121): ambiente de contratação mais ativo e necessidade de qualificação por tipo e padronização de SOPs; reforço em CRM e SMS.
  • Mecânicos: ampliação de turnos e checks de linha/pesados com a expansão da malha; atenção a gestão de confiabilidade e planejamento de materiais.
  • Comissários: demanda por tripulação com foco em segurança, atendimento e procedimentos de emergência; reciclagens frequentes.
  • Alunos: oportunidade para estágio/trainee e portas de entrada em áreas de despacho operacional, ground e manutenção.

Análise Técnica EPA: segurança operacional e instrução

A manutenção da liderança com alta taxa de ocupação exige disciplina em pontualidade, giro de aeronaves (turnaround) e gerenciamento de riscos. Para operadores RBAC 121 (regras da ANAC para transporte aéreo regular), isso implica aderência estrita a SOPs, gestão de fadiga e performance de decolagem/pouso em cenários de alta utilização.

Frota e rotas em expansão pedem planejamento de transição de tipo (diferenças e familiarização), qualificação de manutenção por modelo e estoque técnico. A introdução do E195‑E2, quando ocorrer, exigirá habilitação específica, ferramental e publicações técnicas atualizadas.

Do ponto de vista de treinamento, reforçar CRM, TEM (Threat and Error Management) e tomada de decisão é crítico para sustentar NPS e pontualidade sem comprometer margens de segurança. Para quem se prepara para seleções, manter atualizados os conhecimentos de RBAC 61 (licenças e habilitações) e 121, além de inglês aeronáutico e despacho operacional, diferencia candidatos.

Para o leitor que acompanha as noticias da aviação com viés técnico, o foco deve ser: regulação aplicável, gestão de riscos e preparo prático para operações em rede extensa.

O que sabemos e o que ainda falta confirmar

  • Confirmado: liderança doméstica em novembro/2025, com 40,75% de participação e 86,6% de ocupação (dados de oferta e demanda da ANAC).
  • Confirmado: 34 meses consecutivos na liderança, desde fevereiro de 2023; 20 novas rotas domésticas e 6 internacionais em 2025 (segundo a companhia).
  • Em apuração: cronograma detalhado das entregas do E195‑E2 em 2026 e início efetivo de novas rotas anunciadas, sujeitos a autorizações da ANAC e disponibilidade de slots.

Mini-glossário (1 minuto)

  • ANAC: Agência Nacional de Aviação Civil, reguladora do setor aéreo no Brasil.
  • RBAC 121: Regulamento que estabelece requisitos para operações de transporte aéreo regular por empresas aéreas.
  • Taxa de ocupação (load factor): percentual de assentos vendidos em relação aos assentos ofertados.

Fontes consultadas


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