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Aeroporto de Porto Seguro bate recorde e projeta alta de 10,7% no Réveillon

  • O que aconteceu: Porto Seguro superou em novembro todo o volume de 2024 e prevê +10,7% de passageiros e +5,5% de voos entre 20/12 e 04/01.
  • Por que importa: Mais demanda pressiona operação, segurança (AVSEC) e pontualidade; Azul e Gol adicionam 172 voos; novas ligações charter em 2026.
  • O que muda na prática: Planejamento de slots, briefings para pico, atenção à inspeção de segurança, coordenação de solo e leitura de NOTAMs.

Por Redação EPA

Porto Seguro bateu recorde: em novembro, o aeroporto já superou todo o movimento de 2024 e projeta alta de 10,7% no fluxo entre 20/12 e 04/01.

Para quem acompanha notícias da aviação, os dados da Socicam indicam 2,3 milhões de passageiros entre janeiro e novembro de 2025, alta de 15,6% sobre 2024, e 16 mil pousos e decolagens (+14,5%).

Para o período de festas (20/12 a 04/01), a projeção é de mais de 160 mil passageiros e 1.108 voos, conectando Porto Seguro a mais de 18 destinos no Brasil e no exterior, com crescimento de 10,7% em passageiros e 5,5% em operações versus o mesmo intervalo do ano passado.

Para atender à demanda, Azul e Gol adicionaram 172 voos extras para São Paulo (Guarulhos, Congonhas e Viracopos), Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Brasília, Cascavel, Goiânia, Uberlândia, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Buenos Aires (Ezeiza).

Segundo Marcos Mariano, gerente do aeroporto, o terminal vive “um momento positivo” e consolida sua função de porta de entrada para a Costa do Descobrimento. Alexander Cerqueira, diretor de Aeroportos da Socicam, reforçou o foco em elevar a experiência do usuário.

Desde fevereiro de 2025, com a gestão da Socicam por 12 meses, houve melhorias estruturais: novas longarinas e área de espera externa, reformas no telhado e pintura, além de novos equipamentos de raio-x e detectores de metais (reforço AVSEC). A partir de janeiro de 2026, a Andes Líneas Aéreas operará voos fretados para Córdoba, com Boeing 737-800, 24 frequências semanais previstas até março; decolagem de Córdoba às 1h45 e chegada a Porto Seguro às 6h15; retorno às 7h15, com pouso às 11h45.

O que isso muda na prática (piloto, mecânico e aluno)

  • Pilotos RBAC 121/135: briefings para operação em pico, plano de combustível contemplando possíveis esperas, coordenação de solo eficiente e atenção a NOTAMs de infraestrutura.
  • Comissários: gestão de fluxo de embarque/desembarque e comunicação clara com passageiros em filas de inspeção e portões cheios.
  • Manutenção (linha): turnarounds curtos exigem planejamento de ferramentas, peças e serviço; revisão de MEL e despacho dentro dos tempos de solo.
  • Alunos e entusiastas: oportunidade de observar gestão de picos operacionais e lições de TRM/CRM em ambiente real.

Análise Técnica EPA: segurança operacional e instrução

Picos de tráfego demandam coordenação de pátio, tempos de ocupação de pista e eficiência no atendimento em solo. O reforço de inspeção com novos raios-x e detectores coaduna com o RBAC 154 (norma AVSEC da ANAC sobre proteção contra interferência ilícita) e ajuda a reduzir filas e reconduções.

Para o operador de aeródromo, o RBAC 153 (requisitos operacionais de aeródromos) orienta processos e gestão de segurança operacional em períodos de alta. Companhias sob RBAC 121 (operações regulares) e RBAC 135 (táxi-aéreo) devem ajustar planejamento de tripulação, manutenção e despacho para a janela 20/12–04/01.

Publicações de NOTAM (avisos sobre mudanças temporárias) e sinalização operacional são essenciais para mitigar atrasos. Para quem trabalha e acompanha notícias aviação, o recado é: briefing objetivo, padronização e disciplina de checklist.

O que sabemos e o que ainda falta confirmar

  • Confirmado: 2,3 milhões de passageiros de jan–nov/2025 (+15,6% vs. 2024) e 16 mil movimentos (+14,5%).
  • Confirmado: Projeção de >160 mil passageiros e 1.108 voos entre 20/12 e 04/01 (+10,7% pax e +5,5% operações).
  • Confirmado: 172 voos extras (Azul e Gol) e lista de destinos incluindo Buenos Aires (Ezeiza).
  • Confirmado: Melhorias estruturais (assentos, área externa, telhado, pintura) e novos equipamentos de inspeção.
  • Confirmado: Charters da Andes para Córdoba a partir de jan/2026 com Boeing 737-800 e horários divulgados.
  • Em apuração: Números finais após 04/01, pontualidade efetiva, distribuição por destino e possíveis ajustes adicionais de malha.

Mini-glossário (1 minuto)

  • RBAC 153: regulamento da ANAC que define requisitos operacionais para aeródromos.
  • RBAC 154 (AVSEC): regras da ANAC para proteção da aviação civil contra interferência ilícita.
  • NOTAM: aviso aeronáutico que comunica mudanças temporárias relevantes à operação.

Fontes consultadas


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